sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Rubrica "Macaquinhas de Imitação"

Porque já vem sendo hábito surripiar algumas ideias de blogs vizinhos, achei por bem encetar esta rubrica, que dá pelo pertinente nome de "Macaquinhas de Imitação"

Vi este desafio aqui e pareceu-me interessante...
A regra é revelar a nossa relação com os pecados capitais.
Então cá vai:

Gula :: Quem me conhece sabe que eu é mais petiscos e salgados. Mas, há dias, descobri toda a essência dos crepes de chocolate congelados do Continente... E eu que vivia tão bem na ignorância...

Avareza :: Nem por isso... Tá bem, ok, sou bastante picuinhas com os meus livros, não os empresto assim a qualquer pessoa.

Inveja :: Só da boa, daquela que não prejudica ninguém, muito menos a mim própria.

Ira :: Como boa Touro que sou, é ver-me às vezes (ainda que raramente) a ficar vermelha... Mas quem me conhece sabe que é preciso muito para explodir!

Ganância/Soberba :: Não está na minha maneira de ser... Há até quem me rotule de comodista e pouco ambiciosa (como se isso sim fosse um pecado!)

Luxúria
:: Ai esta é pecado??? Ui... Mas é tão bom!!

Preguiça
:: Ler a resposta imediatamente acima, referente à luxúria.

Passo o desafio às restantes macacas e a quem quiser "confessar-se"...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Cromoterapia


Não sou grande fã de cenas esotéricas, terapias alternativas e afins...
Mas tenho umas sabrinas novas - azul petróleo (Macaca, isto é que é azul petróleo!) - e deixem-me que vos diga que, neste dia cinzento, são uma das poucas coisas que me tem mantido animada.

Devia ser proibido casar-se em Fevereiro


E convidar as pessoas para o casamento. Especialmente as que moram a mais de 200 km de distância. E que, à semelhança dos noivos, comemoram o seu aniversário de namoro nesse dia... E que não sabem o que hão-de levar vestido... Porque vai estar frio... E que não querem gastar mais dinheiro num par de sapatos que nunca mais vão voltar a calçar na vida... And sói on and sói on...


Porque este também é um blog de causas


Tem hoje início uma campanha de angariação de fundos para uma causa muito especial.

Ainda outro dia conversava com o macacãozão sobre quão incríveis são os cães-guias treinados para ajudar pessoas cegas. E, esta manhã, ao ouvir na rádio que a única escola de treino de cães-guia existente em Portugal - situada em Mortágua - está a realizar uma campanha de angariação de fundos para poder continuar a desenvolver o seu trabalho, fiquei preocupada e pensei: "ora aqui está uma causa que eu gostaria de ajudar!"

'Bora lá ser solidários?


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cantinho Sentimental powered by FixBzana

Hoje temos um convidado para o nosso blog e este post vai ser uma produção instantânea entre Bzana e Ideafix (que acabou de me explicar como se faz um link)...

Conversa inicial: "Então, vamos escrever sobre o quê?!"
Respondo eu (ele, o convidado): Não sei... Eu tenho uma ideia, mas não sei se vai interessar aos teus leitores...!

Resposta eu (Bzana): "De certeza que vai interessar... mas é o quê?"

Respondo eu (ele, o convidado): "Então vamos falar de sexo! Sexo vai sempre bem, vende bem e interessa a quase toda a gente. Tens alguma dúvida sobre a qual possamos discutir?"

Resposta eu (Bzana): "Tenho que pensar bem... não quero dizer nenhuma asneira publicamente..."

Respondo eu (ele, o convidado): "Bzana, vamos falar de meias! Com meias ou sem meias?"

Resposta eu (Bzana): "Temos uma amiga em comum, que já negou fogo ao ver o homem todo nú e com meias calçadas... Eu fiquei espantada... Mas como é que alguém pára só porque o parceiro tem as meias postas?? De certeza que já não havia grande interesse naquela relação, certo?!"

Respondo eu (ele, o convidado): "Lembro-me dessa observação, mas retenho com muito mais interesse a observação de outra pessoa que referiu só ter uma meia posta, que não teve tempo de tirar a segunda... Não, não era bem assim e não consigo googlar nada que possa ilustrar a sequencia de calças e meias vestidas. Seja como for, concordo contigo, Bzana sábia, que se alguém "borrega" só por causa do detalhe das meias, alguma coisa não está bem. Também compreendo que não deve ser muito simpático ver alguém todo nú, em pé, só de meias. A mim, por exemplo, faz-me confusão o fio de prata com a santa. Mas é por motivos religiosos!"

Resposta eu (Bzana) - Esperem um bocadinho... estou a gargalhar!.................... "Acabei de ver que o nosso convidado tem um fio ao pescoço com Nossa Senhora do Carmo!!! Não queremos saber mais nada, certo? Mudando de assunto... o tempo está muito mau..."

Respondo eu (ele, o convidado): "Sim, Bzana, o dia acordou com um sol muito bonito, mas para a tarde entristeceu!"

Resposta eu (Bzana): "Sim, mas não está frio.... Oh convidado esta conversa é uma xaxa... Por falar em xaxas...

Respondo eu (ele, o convidado): "Essa da xaxa levava-nos longe. Vamos deixar este assunto em aberto (olha, fiz uma piada com a xaxa ahahah

Interrompo eu (Bzana): "E onde te levava a xaxa????"

Continuo eu ( ele, o convidado): "Levava-me longe, Bzana! Mas dizia eu, que podíamos abrir (lá estou eu outra vez...ahahaha) um espaço de perguntas e respostas aos teus ilustres leitores. Responderemos nos comentários ou, se o assunto for suficientemente digno (ouviram, restantes macacas?) num próximo post!"

Resposta eu (Bzana): "Acho uma optima ideia! Uma especie de consultório em que poderão ouvir a opinião feminina e masculina àcerca dos mais diversos assuntos...  o Cantinho Sentimental onde a dupla FixBzana estará em acção!"

Respondo eu (ele, o convidado): "Sim, muito obrigado por esta oportunidade, que espero repetir. Ficamos à vossa espera com textos, desenhos, filmes e outras curiosidades! Até à próxima!"

Resposta eu (Bzana): " Aguardamos os vossos comentários! E quanto a ti, Ideafix, gostei muito de partilhar este espaço contigo! Até à próxima!"

domingo, 25 de janeiro de 2009

Bate leve levemente como quem goza comigo

Há três dias que uma goteira insiste em ameaçar a minha sanidade mental.
Escorre ligeiirinha, espaçada, mas deterinada pela instalação electrica do candeeiro da sala de estar e cai mesmo atrás do sofá onde estou sentada. No andar de cima há uma banheira mal isolada e parece que enquanto mantiver o mau hábito de tomar banho todos os dias a goteira vai continuar a escorrer água suja de banho. Agora só tenho de decidir se tomo banho menos vezes para escorrer menos água ou se continuo a tomar todos os dias - com a vantagem de saber que a água que cair não é muito suja.
Enquanto escrevo ouço um espelho na casa de banho a cair e estilhaçar-se. Será que os sete anos de azar se aplicam? Na verdade não fui eu que o parti... E se for o caso, posso descontar os meses que já vivi aqui no período de azar?

sábado, 24 de janeiro de 2009

3 horas perfeitinhas


"Music for me is clarification; I try to clarify, to refine, to sensitize... My technique is to tear all the waste away; to achieve perfect clarity of expression, that is my aim." —Benjamin Britten

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Recebido há coisa de 5/7 minutos por e-mail

Versão portuguesa do lema de Obama:

YES, WEEK END!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Queria pedir desculpa

por trazer o tema da crise para este blog.


Não se tem falado de outra coisa ultimamente (minto... porque também se tem falado no Ronaldo e no Obama e no 44º presidente dos EUA e no melhor jogador de futebol do mundo...), mas a verdade é que ela existe, está aí e já damos por nós a rever as nossas atitudes e comportamentos mais banais e quotidianos em função dela...

Mas como tudo o resto, a crise também tem os seus aspectos positivos...



Nem de propósito...


A China celebra, no domingo à noite, a entrada no Ano do Búfalo, um signo associado ao trabalho árduo e à persistência, duas qualidades indispensáveis para enfrentar a crise financeira global.

... ou serão só chinesices?

E agora é que me dizes?

28 perfeitos anos

"Ontem, as minhas filhas fizeram 28 anos. Sempre considerei, após pesarosas pesagens e comparações, que é a melhor idade que um ser humano pode ter.Quando tinham 27, calei-me bem calado: não as podia animar. Só ontem, logo à meia-noite, lhes disse que os parabéns que lhes dava era por terem sobrevivido os 27 anos. É uma idade em que não se tem 25 anos há dois anos; em que nem sequer se tem já 26 - uma idade intermédia e desinteressante, em que nem se é jovem nem nada.Mas 28 anos é a idade mais bonita que há. A partir dos 28, o declínio é tão suave - está tão bem concebido até aos 37 - que até a travessia dos 30 é fita. E porquê? Porque o pior ou já passou ou ainda demora muito tempo a chegar. Só a partir dos 37 se compreende porquê. E, mesmo assim, pouco. Graças a Deus. Só sabe quem já teve. 28 anos é 7; é 14; é 21 e, melhor do que tudo, são 28. São todas boas idades, mas difíceis. Com 7 já não se tem 5. Com 14 é um armário que não era aos 11. Com 21 parece tudo ginja, mas o fulgor dos 19 já lá vai. E só não é mais deprimente porque toda a gente com mais de 21 anos está deprimida e mente.Quando elas tinham 2 anos, eu tinha 14 vezes mais anos que elas. Agora que têm 28, nem sequer o dobro tenho. A idade das duas juntas é maior do que a minha (53): é um consolo. Estamos cada vez mais próximos. Chamam-se Sara e Tristana e pode dizer-se que tenho um fraquinho por elas - oh, sei lá - há mais de 28 anos já. "
Miguel Esteves Cardoso in Público, 22.01.2009

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

E o prémio "Ia a caminho do escritório quando me avisaram disto..."

... vai para JILL BIDEN e as suas botas de dominatrix!
A segunda dama agraciar-nos-á certamente, várias vezes, durante o período em que o seu esposo se aguentar por lá até uma bronca das grandes.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sublinhados #3

"Betty died of a broken heart. Some people laugh when they hear that phrase, but that's because they don't know anything about the world. People died of broken hearts. It happens every day, and it will go on happening to the end of time".

Man in the Dark, Paul Auster

Oggi, per me



"Libertà e perline colorate
ecco quello che io ti darò
e la sensualità delle vite disperate
ecco il dono che io ti farò
Donna che stai entrando nella mia vita
con una valigia di perplessità
Ah! non aver paura che sia già finita
ancora tante cose quest'uomo ti darà..."

Paolo Comte

The pride photo

Como sei que estavam mortinhos por ver a foto que enche de orgulho a mãe da Macaca, aqui está ela...


Como não ter orgulho em back sides destes!!?? Como eu a compreendo...
Só falta o rabiosque masculino que está sempre por perto... Alguém tinha que tirar a foto!

Today is the O Day

Cada macaco no seu galho


Apesar do caos óbvio que reina no nosso planeta, há no fundo uma espécie de ordem cósmica que me indica o meu lugar. Por exemplo sei que seria pouco adequado usar aqueles calçõezinhos curtos, fazer contorcionismo no circo Chen, fazer comentário político na Quadratura do Círculo, end só ión, end só ión.

Mas como cada um tem a sua ordem cósmica, alguém decidiu que seria interessante a Judite de Sousa entrevistar o Cristiano Róóónaldo. As minhas perguntas são as seguintes: pela cabeça de quem poderá ter passado que...

- uma entrevista ao CR seria uma "grande entrevista"?
- o CR sabe falar?
- a Judite de Sousa seria a pessoa adequada para conduzir a entrevista?

O rapaz é brilhante, sim senhor. Mas não é a falar. Depois de perceber que aquilo não ia dar em nada entretive-me a tentar apanhar uma frase onde houvesse concordância entre o sujeito e o verbo, ou simplesmente, uma frase que chegasse ao fim. Não consegui. Depois concentrei-me para apanhar o momento exacto em que a camisa ou as calças do petiz rebentassem, de tão justas que estavam. Mas também não aconteceu - não sei se por muitos anos de prática (deve ser como os saltos altos) ou se era pelo facto de os muitos músculos estarem em repouso.

Não foi interessante. Não foi divertido. Mas o vestido da Judite de Sousa era bem giro. Não me lembro de mais nada...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Avô F.


Já aqui falei do meu avô F., que me chamava "a minha borreguinha" , de cada vez que me ia acordar.

Nesta manhã chuvosa, a caminho do trabalho, lembrei-me dele... Uma das varetas do meu chapéu de chuva - que já andava torta há uns tempos - resolveu partir-se e eu lembrei-me como o meu avô tinha jeito para concertar as varetas das "sombrinhas".

O meu avô F. era muito alto, e cheirava àquelas loções de barba de homem, à antiga!
O meu avô F. levava-me à escola preparatória, carregava-me a mochila e, pelo caminho, ensinava-me as marcas e modelos dos carros (se calhar gostava de ter tido um neto...)
Levava-me a brincar ao Jardim do Campo Grande (quando ainda se podia ir para lá brincar e andar de bibicleta), onde apanhávamos muitos pinhões que depois ele partia pacientemente, no quintal, e que apareciam já sem casca, numa tacinha de vidro, na mesa de Natal.

O meu avô F. deixou-nos cedo de mais...
Mas deixou-nos muitas (e boas) lembranças. E hoje, o que mais recordo, é o amor verdadeiramente genuíno que eu sei que sentia pelas netas.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Parabéns ao macacal!

Hoje o "macaquinhas-no-sotão" faz dois anos.

A promessa inicial de escorraçar os macaquinhos todos, fazer uma limpeza geral e deixar mais espaço para o que interessa não foi propriamente cumprida. Digamos que é um esforço contínuo que vai revelando frutos de vez em quando.

Os macaquinhos continuam por cá, mas as macaquinhas também.

E na verdade é só isso que interessa. Aqui há uns tempos a minha mãe viu uma fotografia de uma das nossas últimas viagens e disse: "Tenho tanto orgulho..." Eu também. Tanto...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quizz matinal


I feel the need, the need for speed

Quando antes de sair de casa de manhã, esta frase não nos sai da cabeça, é porque:

a) o dia nos vai correr bem, ou pelo menos, veloz

b) vimos o Top Gun demasiadas vezes (quando a nossa mente ainda não estava totalmente formada e o Tom Cruise era uma brasa e ainda não se dava a cenas patéticas e assustadoras)

c) durante a noite sonhámos que passeávamos de F16 com os ases indomáveis Maverick e Goose

d) estamos, claramente, a perder o pouco juízo que ainda nos resta...

Gostinho especial

Depois de ontem ter visto a trisitíssima reportagem do telejornal da RTP sobre a polémica do cardeal na qual ouvimos o Orelhas dizer que não tinham conseguido declarações de mulheres casadas com muçulmanos por estas terem de pedir antes autorização ao marido e onde ouvimos também as sábias palavras de um sociólogo que afirmou a pés juntos que o diálogo entre as duas religiões era impossível, dá um gozo especial ler o artigo de destaque de hoje do Público. Vale a pena ler.

"Há católicas felizes com maridos muçulmanos"
"Senhor cardeal, "não tem que se preocupar connosco""

Sublinhados #2

E porque o meu percurso de metro é ainda mais curto e porque o tempo para ler é ainda mais curto, aqui fica, algures entre a 3a e a 4a paragem do regresso a casa de ontem:

"I thought I could start over, you see. But now I know you can never start over. Not really. You think you have control, but you are like a fly in somebody else's web. Sometimes I think that is why I like accounting. All day, you are only dealing with numbers. You add them, multiply them, and if you are careful, you will always have a solution. There's a sequence there. An order. With numbers, you can have control..."

Barack Obama, Dreams from my father

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sublinhados* #1

"(...) the rotten acts human beings commit against one another are not just aberrations - they're an essential part of who we are".

Man in the Dark, Paul Auster


* O tempo de que disponho para as minhas leituras resume-se, quase exclusivamente, às viagens de metro entre casa e trabalho e vice-versa. Por isso, e porque sempre tive a mania de sublinhar as frases/parágrafos/passagens que mais me agradam/angustiam/fazem pensar/seduzem (e podia levar aqui a tarde toda...), trago sempre um lápis na mala.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

What about you?

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dedicado a todos os que fazem diagnósticos na Internet*


* e quem nunca o fez que atire a primeira pedra

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ou então não...

a RAZÃO pela qual devem evitar andar de metro em Lisboa amanhã!!!

Desengane-se quem pensou que ontem tinha sido o dia mais frio do ano

Esta manhã, fomos certamente brindados com temperaturas abaixo dos 0º, a julgar pela grossa camada de gelo que cobria os carros nas ruas de Lisboa, por volta das 9h...

Onde é o restart?

Até há muito pouco tempo estava convencida de que não era supersticiosa.
E depois dei por mim às 23h55 de dia 31 de Dezembro sentada nas urgências do Hospital de São José, rodeada de velhotes, sem abrigo, adolescentes em coma alcoolico e enfermeiras e médicos de peruca colorida e comecei a mudar de ideias. Ainda tentei concencer a médica de que afinal me sentia muito melhor e de que até já nem estava tão desfigurada e inchada e que afinal não era alérgica ao marisco, que era só de umas melgas que tinha em casa. Isto tudo enquanto olhava de esguelha para o relógio na esperança de conseguir sair dali antes da meia noite e deixar as coisas más em 2008. E quando ouvi o fogo de artifício lá fora o nó na garganta já não era da reacção alérgica. Era medo de aquela cena cena triste ser o prenúncio de um mau ano, de afinal existirem forças que controlam estas coisas e de... e de... e de... não ter controlo. Respira fundo, deve ser da cortisona. Não, não era. À cortisona seguiram-se já momentos pouco deliciosos, umas lentes de contacto lavadas com desmaquilhante, seguiram-se 7 horas de espera num aeroporto, seguiu-se um prazo mal contado e muito stress e angústia. E só vamos em dia 9... Todos os dias saio de casa e sinto que é naquele dia que vou escorregar no gelo e partir-me toda. Começo a ficar à espera da próxima. Isto não está a começar bem. Agora vá, fecham todos os olhos, contamos até três e... alguém sabe onde é o restart?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Don't you just love late Christmas presents?




I DO!!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Diz qu'anda uma pessoa a planificar o ano pra quê, s'o destino já tá traçado...

Taurus January Horoscope: Low activity and energy phase till the 13th January 2009. Rise in religious and spiritual interest after 14th January 2009. Level of luck will rise too.

Taurus February Horoscope: Average luck and creativity till 12th February 2009. Thereafter very positive and good growth in career till end of the month.

Taurus March Horoscope: Positive month throughout. Progress in career till 14th March 2009. Higher income and gain thereafter.

Taurus April Horoscope: Positive period for money and social events till 13th April 2009. A dip in energy, rise in expenses and a slowdown from the 14th April 2009.

Taurus May Horoscope: Slow and difficult period till the 14th May 2009. Aggressive and energetic period from 15th May 2009.

Taurus June Horoscope:Creative and high activity phase till the 14th June 2009. Ego with family, in speech and increase in expenses from the 15th June 2009.

Taurus July Horoscope: Issues in family life till the 15th July 2009. Growth in career, higher status and position from the 16th July 2009.

Taurus August Horoscope: Positive period till the 16th August 2009. Domestic pressures and issues with family after the 17th August 2009.

Taurus September Horoscope:Rise in interaction with people and lower activity in family life till the 16th September 2009. Increase in ego and issues related to children after the 17th September 2009.

Taurus October Horoscope: Short tempered behavior and fall in status till the 16th October 2009. Growth in career, dynamic opportunities and overall growth after the 17th October 2009.

Taurus November Horoscope: Positive and eventful period till the 15th November 2009. Issues with spouse and in joint areas/ partnerships thereafter.

Taurus December Horoscope: Ego and opposition to your ideas till the 15th December 2009. Issues in marriage too. Beyond 16th December 2009, dip in energy and stamina. Hurdles could rise.

A caixa da sofia

Há um novo cantinho na nossa lista must visit blogs!!!

... Gostaram?

E não é apenas mais um blog " a atirar para o comercialóide", como a própria autora o descreve... mas sim uma verdadeira caixinha de surpresas para elas e para eles!!

Nunca gostei de...

máquinas. A minha relação com elas é péssima, sempre fui melhor com pessoas.



livros de auto-ajuda. Haja paciência!



cães pequenos. Porque... não!