terça-feira, 21 de janeiro de 2014

daqueles posts que só interessam mesmo a esta mãe

Inspirada por ISTO e por ISTO - e consciente de que os 3 anos são mais do que a idade ideal para fazer o desmame da chupeta, sabendo que os três meses de "validade" das mesmas que andam lá por casa já passaram há muito, estando estes objectos em avançado estado de decomposição e eu há muito em negação e estando o M. a sair de duas semanas de amigdalite+otite (nem quero imaginar a quantidade de bactérias naquelas chuchas, e nem sei se a utilização das mesmas não terá contibuído para a infecção) - ontem tomei uma resolução. 
Passei na farmácia pronta a comprar duas chuchas da mesma marca das do M. mas não havia. E ainda bem! Porque assim tive que comprar de outra marca, o que foi óptimo já que a minha intenção era mesmo que ele não lhes pegasse. Cheguei a casa, mostrei-lhe as chuchas novas e expliquei-lhe que as outras têm que ir para o lixo (ou dá-las à cadela, como tinha ficado combinado) porque estão estragadas e "cheias de bichinhos". Não quis dá-las à cadela, aceitou que lhes desse sumiço, e recusou-se a usar a nova. Foi para a cama a dizer "o Manel quer dormir sem chucha". Demorou um pouquinho mais que o habitual a adormecer, sem birra, sem choro, acordámo-lo à meia-noite para tomar o antibiótico e pensámos que a coisa ia descambar... NADA! Acho que nem chegou a acordar para dizer a verdade. Hoje de manhã acordou um pouco mais cedo que o habitual (faltavam cinco minutos para as 7h), pediu-me um livro e depois de uns segundos começou com um beicinho a pedir a chucha. Face à minha recusa começou num choro já mais forte e nervoso a dizer que não queria a chucha nova porque não gostava dela (ainda nem a experimentou), queria muito as dele... Então, o que lhe disse foi que a Fada das Chuchas tinha vindo de noite (por ter sido a 1ª noite em que ele tinha sido um menino crescido e tinha dormido sem chucha) e tinha levado as chuchas velhas porque já não prestavam. Levei-o para a minha cama, liguei a TV no canal Panda, parou de chorar, fizemos toda a nossa rotina matinal sem problemas, deixei-o na escola e até agora ainda não voltou a pedir a chucha. Sem descartar a enorme probabilidade de retrocessos e com o coração pequenino por esta velocidade supersónica de crescimento, sinto-me orgulhosa destes pequenos passos que o nosso cada vez menos bebé vai dando...

4 comentários:

Joana disse...

Grande M.

macaca grava-por-cima disse...

vamos ver querida vizinha, vamos ver...

Melancia disse...

Que bom! preciso urgentemente de tomar essa medida... Por aqui a dependência cresceu muito no último meio ano. A chucha, que era só para dormir, agora é necessária para quase tudo. Estou bem tramada!!

macaca grava-por-cima disse...

Melancia: não te esqueças que o teu mais velho está possivelmente a passar por aquela fase de regressão que vem com a chegada de um mano mais novo à família... O meu tb regrediu imenso qd foi do desfralde e eu pensei: "não pode ser tudo ao mesmo tempo" por isso só avancei agora, que é mais do que a tempo. Está a ser limpinho e pacífico, até estou parva!!!
No Verão virá a próxima etapa: desfralde nocturno!!!