sexta-feira, 12 de setembro de 2014

"come antes uma pecinha de fruta"

não gosto, por norma, de comentar comportamentos de outras mães, nem aqui no blog, nem em lado nenhum. Já vivemos, cada uma de nós, com demasiadas culpas, palpites e julgamentos (próprios e de terceiros) às costas... E depois não conheço as pessoas em causa, não conheço os seus motivos, e é sempre muito fácil meter a foice em seara alheia... Mas, hoje vi uma situação que sinceramente me fez um bocado de espécie... Deixo o Manel na escola por volta das 9h e vejo uma mãe com uma filha com os seus 4 anos que, diga-se, era ligeiramente "roliça", assim a dar para o cheiinha. A miúda vem a comer qualquer coisa que não identifico de imediato e a mãe diz-lhe asperamente: "não te perguntei se gostas, é para comeres e pronto!". A criança insistia que não lhe apetecia e que não gostava... E a mãe insistia que era para comer. Quando me aproximei da criança reparo que o que ela leva na mão é um daqueles bolos processados cheio de chocolate e creme, que de bolo tem muito pouco (tipo Kinder Délice), que só de olhar me enjoa... ó pá, estamos a falar de uma criança que já mostra claramente sinais de obesidade, são 9h da manhã, por isso provavelmente aquilo é o pequeno-almoço da míuda... Eu sei que este tipo de alimentos é mais barato, sei que não tenho nada que ver com as escolhas dos outros, mas caramba!! Fez-me mesmo muita confusão...

5 comentários:

Melancia disse...

Não sou de fundamentalismos, mas isso também me faz muita confusão. Há um mês atrás fiquei pasma ao olhar para a secção de bolachas infantis do continente, eram prateleiras carregadas de bolachas com cremes e chocolate.
E isso deste tipo de alimentação ser mais barato é totalmente errado, um copo de leite e um pão custam menos do que um kinder delice.

macaca grava-por-cima disse...

eu já nem olho para essa prateleira, até a dos iogurtes já é complicada a esse nível...

Sim, e estamos a falar de um bairro onde há um mercado com fruta boa, mas boa, e baratíssima.

E a insistência daquela mãe, a sério...

André disse...

Cláudia, estás a ficar intolerante com obesos? eh eh (não resisti...)

Diria mais....os pais que consciente ou inconscientemente provocam obesidade infantil deviam ser julgados....pronto já disse! :)))

macaca grava-por-cima disse...

achas que devia ter ligado logo ali para a comissão protecção de menores, André? LOL

André disse...

O quê....não ligaste!?!? :)