quinta-feira, 23 de outubro de 2014

É preciso dar banho aos miúdos todos os dias?

Obrigada João Miguel Tavares por trazeres este tema à luz do dia!

O M. vai fazer 4 anos em Dezembro e é prática lá em casa, desde que nasceu, tomar banho dia-sim-dia-não. É óbvio que já morri de vergonha das vezes que ele em público me pergunta "mãe, hoje é dia de tomar banho?", precisamente porque estamos formatados, lemos todos pela mesma cartilha e ai de quem se atreva a questionar. Lá em casa seguimos sempre esta regra do dia-sim-dia-não e sempre nos demos bem, especialmente porque o M. tem pele atópica e banhos a mais - pasmem-se! - não são benéficos para a pele, especialmente se for atópica. A pediatra concorda. É óbvio que se houvessem fugas na fralda ou se transpirasse imenso ou até se despejasse a sopa por cima dele não ia ficar sem tomar banho simplesmente porque era dia-não! Sempre disse que quando entrasse para a escola, passaria a tomar banho diariamente, mas a verdade é que nem sempre se justifica... De salientar que o M. é um miúdo que adora tomar banho, não tem qualquer fobia a esse nível e que esta rotina faz sentido para ele e para nós.  Como sempre, bom-senso é o que deve imperar, bem como flexibilidade e capacidade de ir ajustando às necessidades do dia-a-dia e de cada criança. É a fórmula que mais fizer sentido para cada tipo de família (e de pele, neste caso!) que conta!

11 comentários:

Anónimo disse...

Lá em casa, toma-se banho dia-sim-dia-não quando está frio ou não está muito calor e banho todos os dias (ou até mais de uma vez por dia) no verão :-)

Joana disse...

Desde que a escola primária começou que o dia do não banho existe cada vez menos...
;-)

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anovska disse...

Curiosamente cresci com essa prática. Pensei sempre que era por acordarmos todos tão cedo e chegarmos tão tarde a casa. Mas não. Não se justificava. Mantive alguns hábitos desses tempos: Duche de manhã e nunca mas nunca mesmo sair de casa com o cabelo molhado, ou seja, lava-se o cabelo sempre à noite para poder secar ao natural. No verão há excepções. Ou melhor, havia, porque agora moro perto da praia e no Norte são poucas as manhãs de Verão que amanhecem ensolaradas e quentes.

Anónimo disse...

Pois,na sequência do que a Joana disse, lá em casa com a chegada da primária, chegaram também as aulas de desporto e a natação 2x semana, o que significa que só não toma banho 1x semana e é se vier "em condições aceitáveis".

Rita C´est ma vie disse...

Geralmente não tomam à sexta pq ao sabado tomam de manhã... mas obrigada pela partilha

Unknown disse...

Curioso. Na Bélgica por exemplo não sei como é com as crianças, mas os adultos não tomam banho todos os dias. Na verdade desconfio que não tomam banho dia nenhum, a julgar pelo fedor do metro de manhã.

Goldfish disse...

Cá em casa é igual, especialmente com o petiz que também sofre com pele atópica, aka pele chata, que não se dá nada bem com excesso de água, muito menos quente. É claro que se estiver imundo (como ontem, a ida ao parque foi proveitosa) - banheira com ele! E resmas de creme (bálsamo!) de seguida.

P.S. - gostei muito da "primeira vez" do Manel... deve ser tão giro!

macaca grava-por-cima disse...

;-) tão querida goldfish... é uma emoção e um orgulho!!

Melancia disse...

Cá em casa impera a regra: quando precisa vs quando há tempo. A verdade é que, desde que nasceu o segundo, a regra do banho diário (que na realidade nunca existiu)desapareceu completamente. Começamos a dar banho num dia um e no outro a outro. Entretanto, o pequeno cresceu e tomam os 2 banhos juntos. Em bom rigor técnico, banho diário desidrata a pele.

Guilhim disse...

Porque aqui também é dia-sim dia-não quando está mais fresco... é que a desgraçada da minha rapariga farta-se de suar! Nunca imaginei que os bebés pudessem transpirar tanto! Mas apesar de com o calor tomar banho todos os dias só lhe lavo o cabelo dia-sim dia-não!... Confesso que nunca o tinha dito em público com medo de me acusarem de não cuidar bem dela!