quinta-feira, 29 de junho de 2017

rótulos

esta necessidade de rotular tudo com nomes fancy-coisó-motivadores já me chateia. não, o que ando a fazer não é "detox" (embirro solenemente com este conceito), até porque a última coisa que quero neste momento é perder peso (pela mesma lógica já perceberam o que penso da palavra "dieta", right?). "paleo" também é enganador e só me faz lembrar homens de moca na mão tipo meet the Flinstones. outro que me dá nos nervos é "gluten-free", que anda nas bocas de toda a gente, de mão dada com os "super-alimentos". o que ando a fazer não é nada disto e é um pouco de tudo isto. no fundo, o que ando a fazer é a (tentar) comer bem! ando literalmente a evitar rótulos, num duplo sentido: na comida que ingiro e na "explicação" (sim, porque ao que parece isto faz confusão a muita gente e dou por mim a explicar-me recorrentemente) deste estilo de vida (hum... acho que "estilo de vida" é pacífico... por agora passa!).

4 comentários:

Melancia disse...

queres um rótulo novo?
"Bom senso" que é o que falta a muitos detox, paleos, gluten and lactose free desta vida.
E podes perder a aversão pela palavra "dieta" porque ela tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa "modo de vida".

macaca grava-por-cima disse...

obrigada! pelo bom senso, sobretudo ;)

Sérgio Mak disse...

A verdade é que vivemos numa época de rótulos visuais e de etiquetas/tags que toda a gente quer popularizar, explorar, demonstrar, revitalizar ou, simplesmente, ostentar.

Um bolo de chocolate já não quer ser bom, quer ser o melhor do universo.
Qualquer negócio pensa que há valor adicional em se chamar qualquercoisaRIA.

Inventam-se dietas e nascem nutricionistas em cada canto. Há ingredientes milagrosos, bagas divinas e cenas para colocar no cabelo que se estivessem na nossa sopa no restaurante do costume iríamos duvidar 2 vezes. Lemos ingredientes e porções, mas na verdade ainda há resmas de gente que acredita em coisas como Coca Cola Zero, não sei quê Light.

Se a isso juntares pêssegos paraguaios, goiaba de mato grosso e o diabo a quatro, às tantas percebes que bom senso só não chega. É preciso desligar do sistema e fazer um reboot em safe mood ;)

macaca grava-por-cima disse...

ahahahaha goiaba de mato grosso... adorei!!
quando o bom senso não chega está tudo estragado...
Obrigada pelo inteligente input (que é como quem diz contributo) para esta discussão