quinta-feira, 15 de maio de 2008

Saber parar


Ontem, Justine Henin, a tenista que é o maior motivo de orgulho para os belgas (a seguir às batatas fritas) anunciou o fim da sua carreira aos 25 anos. Ganhou tudo o que havia para ganhar (nomeadamente uma medalha de ouro nos jogos olímpicos), jogou desde os 5 anos sempre perto da perfeição segundo os que percebem do assunto - o que não é o meu caso. Quando lhe perguntaram qual o motivo desta decisão, se não seria prematuro aos 25 anos abandonar uma carreira brilhante e promissora, "Juju", como lhe chamam por aqui lembrou a infância e a adolescência que lhe passaram ao lado, a mãe que perdeu pelo caminho, toda uma vida orientada para a perfeição. Agora decidiu que chega: o sonho está realizado, quer outra vida, sai agora com "um imenso orgulho". Nos projectos está a abertura de uma academia de ténis para formar profissionais no seu país e começar a viver a vida de uma jovem "normal".

E eu de olhar parado desde ontem quando a vi dar a notícia na televisão. A pensar em como é importante e difícil saber parar na altura certa. Parar, analisar, reflectir, decidir. Dar o salto. Ter a coragem de romper com o que nos é familiar e seguro e ir à procura do que realmente desejamos. Não consegui deixar de pensar em casos como o Herman José, herói de infância que punha a família a chorar a rir em frente à televisão e que agora... bom, não vale a pena ir por aqui pois não? Saber distinguir a preguiça e o medo de falhar da inteligência e da coragem. Onde é que acaba um e começa o outro? Boa sorte Juju, a malta está contigo.

7 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Grande regresso macaca! e grande despedida Juju!!!

macaca bzana disse...

Modéstia à parte, eu também tive a coragem de parar! Despedi-me de um trabalho seguro e assumi o risco de ir para o desconhecido. Há alturas na vida em que valores mais altos se levantam e como, para mim, a minha saúde, a minha estabilidade emocional e o meu tempo são preciosos... Tomei uma atitude!
Esta vida é muito curta... há que saber quando é altura de arriscar e pensarmos em nós!
Juju estou contigo! Só me resta dizer uma coisa: MUDASTI!

macaca grava-por-cima disse...

Muda de vida se tu não vives satisfeito, muda de vida estás sempre a tempo de mudar... Muda de vida não deves viver contrafeito, muda de vida se há vida em ti a latejar...

Anónimo disse...

repararam que mudei a banda sonora do sotao?

macaca grava-por-cima disse...

eu reparei, mas ainda não ouvi, pq agora estou a ouvir o Bryan Adams ;-)

Unknown disse...

Para quem tem a coragem de dar um passo em frente e tem confiança suficiente para acreditar que consegue, força!e só para a macaca bzana...BOA SORTE!!!! ;)

Anónimo disse...

Se tivesse a minha conta bancária com 25 milhões de euros como a JuJu tem, tambem eu parava!!!