terça-feira, 18 de novembro de 2008

Falling Down

Falling Down, Joel Schumacher, 1993
"An unemployed defense worker frustrated with the various flaws he sees in society, begins to psychotically and violently lash out against them."


Lembro-me de ter visto este filme há mais de 15 anos. Não recordo os pormenores da história mas não esqueci a sensação de que aquilo podia acontecer a qualquer um. Um homem normal que um dia se passa com a injustiça da sociedade e começa a reagir à medida. Toca de encher de balas tudo o que lhe parece intolerável e que se fartou de suportar.

Ora e porque é que me lembrei disto agora, estarão vocês a pensar enquanto fecham a porta de casa a sete chaves e vão vestir o colete à prova de bala?

Estava eu à procura do NIB da minha conta bancária quando resolvi, estupidamente (PUM PUM PUM) consultar a "situação" do meu empréstimo, que contraí (sim, o mesmo verbo que se usa para as doenças) há precisamente 3 anos. Não querendo estar a escarrapachar a minha desgraça, posso dizer que descobri que estou neste momento a pagar a abater a anorética quantia de 50euros mensais. O resto são jurinhos. Money, money, money do meu suorzinho para o banquinho. O valor que me ROUBAM da conta todos os meses é na verdade 17 vezes superior ao que eu estou a abater. Em 3 anos de 17x50 abati 2000 euros de uma dívida que estará paga quando tiver bisnetos. E o meu país deixa. E o meu país dá-lhes a mão quando eles se vão abaixo.
Quando é que os bancos começaram a poder chular vergonhosamente as pessoas com o aval do Estado? Estamos a falar de uma casa, um bem essencial para que eu possa viver, trabalhar, produzir e contribuir para a sociedade. Quando é que se decidiu que era normal cerca de 80% da população (os outros 20% são donos de bancos que chulam os restantes 80%) viver com a corda na garganta por um bem essencial? Pior!!!Viver com a corda na garganta e com um pézinho dos bancos a empurrar para baixo a vida toda.
Chupistas. Depois não se admirem.

1 comentário:

André disse...

Cabeça fria...e, aconteça o que acontecer...não compres nenhuma arma!! ;)