quarta-feira, 23 de outubro de 2013

there we go again...

 ERS detecta falhas «graves» na Maternidade Alfredo da Costa

ERS detecta falhas «graves» na Maternidade Alfredo da Costa

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) detetou falhas "graves" nas instalações e no funcionamento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) que "violam os padrões de qualidade e segurança exigíveis" e deu 30 dias para que sejam aplicadas várias medidas.
O parecer final da ERS - concluído há pouco mais de uma semana -, e a que a agência Lusa teve hoje acesso, resulta da fiscalização realizada em agosto à MAC, para averiguar duas situações: a morte de uma mãe e dos gémeos e a transferência de outra grávida para o Hospital de Santa Maria, onde o bebé morreu com dois dias de vida. Ambos os casos estão sob investigação.
"Face à complexidade e ao risco clínico crescente das grávidas que têm vindo a ser admitidas e internadas na MAC, devem ser adotadas medidas conducentes à sua adequada referenciação, de modo a que possam ser-lhes prestados os cuidados de saúde da máxima qualidade e acautelada a sua segurança", frisa o documento, que foi enviado ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O Conselho Diretivo da ERS deliberou que o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) - ao qual pertence a MAC -, implemente, no prazo máximo de 30 dias, as medidas necessárias à "correção das lacunas graves constatadas" e à "eliminação do acréscimo de risco atualmente verificado", deixando duas alternativas.
"Seja pelas correções das deficiências detetadas, seja pela deslocação das utentes, atuais e futuras, para outros estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde que garantam as condições de acessibilidade e padrões de qualidade adequados", sustenta o parecer da ERS.

(Diário Digital com Lusa)


Directora de serviço da MAC lamenta que ERS esteja a denegrir imagem da maternidade

Contactada pela TSF, Ana Campos, directora do serviço de obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa, lamenta que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) esteja a denegrir a imagem da maternidade.
Ana Campos diz que o único objectivo da ERS é servir interesses políticos e ajudar o Governo a fechar a maternidade.
A directora do serviço de obstetrícia da MAC não quis gravar, mas neste contacto com a TSF disse ainda que os responsáveis pela maternidade não receberam ainda este parecer da ERS.

(TSF)

1 comentário:

André disse...

Parece-me bastante claro que a ideia é de facto denegrir a imagem da MAC para que a opinião pública ajude a empurrar o fecho....fodasse....!