quarta-feira, 30 de março de 2011

isto não é um blog de culinária [3]


Em casa, a minha avó sempre foi a dona dos tachos. Para além do cozido à portuguesa, há uma sobremesa (também muito tradicional na cozinha portuguesa) que a minha avó faz como ninguém: ARROZ DOCE.
Nos Natais e nos aniversários lá estavam as tacinhas de barro, com o cremoso arroz doce que a minha mãe pacientemente enfeitava com canela, sempre com os mesmos desenhos. Eu tentei sempre contribuir com a minha preciosa ajuda na feitura desta sobremesa e sempre me calhou a parte mais difícil: rapar o tacho no final, com a colher de pau! Não é p'ra todos... ;-)
Por ser uma receita "sagrada" nunca na minha vida de três décadas havia ousado fazer arroz doce... Hoje foi o dia! Achei esta receita - que é por si só uma delícia (já vos disse que gosto muito deste blog?) - e pus mãos à obra! Porque ultimamente o meu marido parece que anda com desejos de arroz doce... Ele que não gosta de sobremesas, sempre que agora vamos comer fora, pede arroz doce. E porque hoje preciso de um miminho... Com esta receita, o último dia de licença de maternidade ficou muito mais doce!


2 comentários:

macaca grava por cima disse...

Esqueci-me de dizer que fiz uma pequena alteração na receita original. Em vez de baunilha (de que não gosto mt e não tinha), usei pau de canela quando fervi o leite.

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Parabéns aos nossos bebés e miminhos para nós que começamos a trabalhar!... :(