sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

não é sobre ser-se refugiado. nem sobre ser-se grego. sírio ou português. é sobre ser-se humano.

Nos Estados Unidos da América, o Trump usa de toda a sua arrogância para mandar calar jornalistas na sua 1ª conferência de imprensa oficial. No Nepal, uma adolescente de 15 anos morre isolada numa cabana, onde se encontrava presa por estar menstruada. Em Portugal, há jornalistas que sobrevivem graças ao Rendimento Social de Inserção.


Na Grécia, há refugiados sírios a partilhar a comida que lhes sobra com os sem-abrigo e famílias carenciadas gregas.
No seu discurso de despedida, Barack Obama disse, numa ode à democracia:"If something needs fixing, lace up your shoes and do some organizing"

E eu? Eu desiludo-me diariamente. Nunca como nos dias que correm me desiludi tanto. Mas também nunca como hoje sinto bem lá no meu íntimo uma esperança e um poder inabaláveis, de quem vive momentos históricos e fraturantes e sabe que a resposta está na empatia, essa capacidade que nos torna infinitamente mais humanos.

1 comentário:

Goldfish disse...

Nunca senti todos à minha volta tão sem esperança, tão sem perspectivas, tão desiludidos. Eu, se pensar no que aí vem, tremo. Sou dos que acreditam que estamos no final de uma era, de uma civilização. E tenho muito medo do que pode acontecer.