quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

TAP = Take Another Plane

A transportadora aérea portuguesa TAP é a que mais atrasos regista e a que perde mais bagagem, segundo um estudo feito pela Associação de Companhias Aéreas Europeias (AEA), hoje divulgado na imprensa belga.
Segundo o estudo, publicado pelo diário francófono La Derniere Heure, a TAP está no fim da tabela com apenas 59,5 por cento de chegadas e 62,5 por cento de partidas pontuais. No topo da tabela está a luxemburguesa Luxair, com 86,8 por cento de chegadas e 88,1 por cento de partidas no horário previsto, sendo que holandesa KLM ocupa o segundo lugar (84,9 e 80,5 por cento, respectivamente) e a Air France o sétimo lugar (82,1 e 81,5 por cento).
Segundo o estudo da AEA, que envolveu 28 companhias europeias, a mítica pontualidade britânica também deixa a desejar, dado que a British Airways está em 25º lugar, com 64,7 por cento de chegadas pontuais e 67,5 por cento de partidas.
No que respeita à perda de bagagens, o estudo da associação europeia abarca as 26 companhias aéreas que a integram, sendo que a TAP está novamente em último lugar - o 26º - com uma taxa de 27,8 extravios de malas em cada mil passageiros. A Air Malta e a Turkish Airlines dividem o primeiro lugar desta tabela, com 4,5 perdas de bagagem por mil passageiros.
A média das 26 companhias da AEA é de 16,6 perdas por mil passageiros.


Ultimamente têm abundado na imprensa portuguesa notícias pouco abonatórias da eficiência da transportadora aérea portuguesa. Ainda que as entidades responsáveis pelos estudos divulgados se caracterizem por uma forte credibilidade , começa a dar sinais de estratégia de descredibilização organizada. Não muito diferente do que se passou com a extinta Air Luxor.

Eu sobre a TAP só tenho duas - vá, três... - queixas a apresentar: a comida não presta (mas também qual é a comida de avião que se pode apelidar de comestível ou agradável ao palato?), as hospedeiras são trombudas (a minha amostra não é muito alargada, mas já me permite afirmá-lo com alguma certeza) e os preços elevados.


4 comentários:

André disse...

É uma importante, embora infeliz, noticia....mas...tinhas qu escrever com letra TÃO pequena??

De atrasos e perdas de mala, identifico-me, neste momento, na percentagem mais sortuda...nada demais a assinalar!

A comida...às vezes, nem toco nela...só o cheiro agonia! Imagino que sou um ganso na engorda...e me enfiam coisas mais ou menos comestiveis pela guela abaixo!

Já com as hospedeiras...absolutamente de acordo! trombudas, antipáticas e quase nunca uma girinha pá...é que sempre se passa muito tempo lá em cima!

macaca grava-por-cima disse...

Desculpa, pah.
Já tentei aumentar o tamanho da letra mas isto não me deixa...
É um complô também contra as macaquinhas

Anónimo disse...

True...

Mas os voos powered by Portugalia não têm nada a ver. Por exemplo, ir ao Porto na Tap-Tap, nem um copo de água tens; nos voos Tap-Portugalia tens café e bolinho.

E disseram-me que a Portugalia, enquanto independente, ganhava concursos de melhor companhia regional europeia aos magotes.

Ah, pois é, bebé.

macaca grava-por-cima disse...

Isso é verdade, tb!
A Portugália não tem nada a ver e aquisição pela TAP vai ser prejudicial para essa imagem q tinha.
Vicissitudes dos monopólios comerciais.

Há um problema semelhante que me tem apoquentado que é a aquisição do Carrefour pelo Belmiro de Azevedo...