sexta-feira, 6 de julho de 2007

Na mesa de cabeceira...


As velas ardem até ao fim

Sándor Márai




Quando começo a sublinhar excertos de um livro logo nas primeiras páginas só pode ser bom sinal!
Estou a estrear-me com este autor e não podia estar a correr melhor. Este livro é um verdadeiro tratado sobre a amizade. Escrito de uma forma simples, que nos põe a pensar naquelas coisas que parecem óbvias, mas que nunca tínhamos consciencializado e transposto para o mundo das palavras...

Deixo-vos algumas das partes sublinhadas por mim:

"(...) tal como o desejo surge entre pessoas de uma forma inconsciente e desfigurada, quando alguém, pela primeira vez, quer separar do mundo o corpo e a alma de outra pessoa, para a possuir de uma maneira exclusiva. É esse o sentido do amor e da amizade. A amizade deles era tão séria e silenciosa, como todos os grandes sentimentos que duram uma vida inteira. E tal como os grandes sentimentos, continha também um certo pudor e sentimento de culpa. Uma pessoa não pode apropriar-se impunemente de outra, separando-a das restantes".

"Mas atrás das mulheres, das representações e do mundo oscilava um sentimento que era mais forte que todos os outros. Só os homens conhecem esse sentimento. Chama-se amizade".

"A realidade não é a verdade (...). A realidade é apenas um pormenor".

1 comentário:

Anónimo disse...

Bommm, por acaso até já li. No início gostei mt pq a história prende mas dps achei q fica um bocadinho banal... Mas é bonito sim senhora.