quinta-feira, 1 de março de 2007

O pintor d'O Amor


Para me redimir da futilidade destilada no post anterior, decidi brindar-vos com um momento mais cultural da recente viagem à riviera francesa.

Apresento-vos o Cântico dos Cânticos III, obra do inigualável Marc Chagall, que tive o prazer de “sentir”, ao vivo, no Musée National Message Biblique Marc Chagall, em Nice.

Este quadro arrebatador insere-se numa série de cinco pinturas que reflectem o universo de Chagall, ao celebrar “o amor como uma religião universal e como princípio de toda a criação (do mundo e da obra de arte)”.
Nesta série de pinturas inspirada num dos mais singulares textos bíblicos do Antigo Testamento, Chagall imprime aqueles que são os elementos marcantes de toda a sua obra: “corpos femininos embalados por sonhos felizes, noivos flutuando entre o céu e a terra e amantes que se chamam, separam e se reencontram finalmente”...

Impossível não ficar contagiado pelo romantismo do “pintor d’O Amor”.

2 comentários:

macaca disse...

Este homem é um mistério para mim. tam quadros lindíssimos, como este, mas nao jogava com o baralho todo de certeza...Onde é que já se viu um homem tao romantico e a usar estas cores e a acreditar nestas coisas? Devia ser das misturas de absinto de certeza...

macaca grava-por-cima disse...

Exacto! Obrigado por expressares tão bem por palavras aquilo que eu tb me perguntei frente às obras dele...