terça-feira, 24 de abril de 2007

Siestas à la americana...


A siesta é, sem dúvida, uma das grandes invenções dos nuestros hermanos.
E se de Espanha, "nem bons ventos, nem bons casamentos", pelo menos alguns bons hábitos a replicar parecem vir...
Muito se tem especulado sobre os potenciais benefícios de uma bela sesta e, porque de especulações está o inferno cheio (não é bem assim, mas este é um espaço que se presta a adaptações), há que investigar, colocar hipóteses e fazer nascer teorias científicas... E a evidência de que tanto gostamos (particularmente os americanos) não se fez tardar e serve já de base a negócios peculiares. Adivinhem onde? Nos EUA, claro está!!!

Ora atentem na notícia hoje avançada pelo Diário Digital:


EUA
Empresa vende sesta de 20 minutos por 14 dólares

Há alturas em que daríamos tudo por uma boa sesta mas, em Nova Iorque, não é preciso «dar tudo», basta pagar 14 dólares por uma soneca de 20 minutos.
E não é passar pelas brasas numa cadeira desconfortável: por esse preço, a MetroNaps põe à disposição, no Empire State Building, uma cabina onde não se é incomodado enquanto se dormita. Arshad Chowdhury, fundador da MetroNaps, está agora a promover as suas cabinas não só nos aeroportos mas também nas empresas. «O nosso objectivo é tornar as cabinas tão comuns nos escritórios como são as fotocopidoras», diz ele. A MetroNaps aluga as cabinas às empresas por 695 dólares mensais e diz ter já mais de cem clientes [ah pois é bebé!!]. O negócio das sestas vai de vento em popa, de tal forma que imediatamente surgiu no mercado nova-ioquino uma concorrente, a Yelo. Por um preço mais em conta (apenas 12 dólares), disponibiliza nas suas instalações na Rua 57 Oeste uma Yelo Cab com uma espreguiçadeira especial, onde se dormita, coberto por uma manta de caxemira (só a manta, custa 700 dólares), num ambiente de ar purificado e perfumado segundo os preceitos da aromaterapia. A Yelo oferece ao mesmo tempo sessões de reflexologia, «que o ajudarão a dar o melhor de si». Nick Ronco [um nome particularmente curioso, tendo em linha de conta o assunto de que estamos a tratar... Será nome artístico???], presidente da Yelo, diz que «no futuro vamos ter Yelo Cabs nos aeroportos, hospitais e locais de trabalho. Com os BlakBerries e os telemóveis, as pessoas estão permanentemente contactáveis, trabalham mais do que nunca, e é cada vez mais importante aproveitarem bem qualquer pausa que tenham». O que até é recomendado pelos médicos [é, diz q sim...]. O dr. David Rapoport, do Centro de Desordens do Sono da Universidade de Nova Iorque, diz que «há muitas provas de que as pessoas não dormem o suficiente, o que lhes provoca quebras de concentração, lapsos de julgamento e, muitas vezes, adormecimento [hum... estranho!!!]». «Para os patrões, é uma escolha entre deixarem as pessoas dormirem durante uma hora ou trabalharem mais devagar [agora escolha!!!]», conclui o médico.

2 comentários:

André disse...

Visionários esses gajos....só tenho pena de não ter tido essa ideia primeiro! Mas até posso inovar, uma cabine com som ambiente; uma cabine com massagem; uma cabine com aromas relaxantes....

macaca disse...

Está mais do que povado que uma sesta de 20 minutos depois de almoco rentabiliza o trabalho da parte da tarde. De certeza que não é por isso que vários colegas meus têm um sofázinho no gabinete. Deve ser para receberem o psicanalista.