
Paris. 19h. Uma das 15 000 mini mercearias de esquina que há espalhadas pela cidade.
Hmmm e se comprasse qualquer coisa para um pequeno almoço bom para a manhã seguinte? Entro, escolho fruta, escolho sumo, escolho um iogurte. Escolho um iogurte. Escolho um iogurte e separo-o dos outros 4 a que estava pegado. Não me parece sensato comer 4 iogurtes numa manhã e muito menos comer 1 e deitar os outros 3 fora.
Este, quero este. Clac, vem comigo iogurtinho simpatico e saudável. Ouço passos rápidos atrás de mim. Não ligo, dirijo-me à caixa para pagar.
Ele -
Mademoiseeeeeellllllllleeeee!!! Tome, tem de levar todos.Viro-me e vejo o dono da mercearia de mãos estendidas para mim com os 3 irmãozinhos do meu iogurte.
Eu -
Mas eu só quero um. Não levo mais porque não os vou comer.Ele -
Então se quiser só leva um. Mas paga os 4.Eu, de boca aberta e olhos esbugalhados -
Isso está fora de questão, então deixe estar que eu não levo nada.Ele , já passadex, num tom de voz pouco amigável
- Mas agora já separou os iogurtes e vai ter de os levar todos porque eu já não posso vender estes assim soltos!!!E se eu fizer isto todos os dias a loja vai à falência!! (aqui já lhe chamaria gritaria)
Eu, já a ver o caso mal parado -
Desculpe mas ou lhe pago um iogurte e levo um, ou não levo nada.Ele, furioso, pega nos 3 iogurtinhos da discórdia e atira-os qual bola de baseball contra uma parede cheia de garrafas expostas ao meu lado. Até hoje não sei como é que não me caiu tudo em cima. Olhos ainda mais esbugalhados. Boca escancarada.
Olho para o rapaz da caixa, ele olha para mim, pago um iogurte e a fruta.
Bonne soirée, merci.Au revoir Madamemoiselle, merci!